segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Não... não são clavas!!!...



São uma nova aquisição que trouxe dos meus passeios. Sempre que vou a uma região, nova para mim, seja ela onde for, trago sempre alguma coisa relacionada com a minha música, para poder mostrar ao meus alunos. Assim, eles vêm e tocam ao vivo e em directo...
Uma das matérias que lecciono às turmas de 7ºs 8ºs e 9ºs , é precisamente a música Regional Portuguesa, a música no Mundo, a Pop Rock, o Jazz, a Musica Coreografica, História da Música Erudita etc... pelo que, já vou tendo uma bela colecção de material Regional Português e não só, que vou trazendo das nossas passeatas.


Em relação aos Pauliteiros aos Gaiteiros e ao Tamborileiro, este ano, e à semelhança do ano passado no Minho, não consegui nenhum CD com as ditas danças, porque simplesmente não encontrei nos postos de turismo, nada editado sobre isto... (Se algum dos meus Leitores souber de algo que esteja editado e me disser eu vou ficar muito COntente :) :) :)

Como é possivel!!! ... o que existe é sim, uma série de videos amadores do Youtube e os sites fantásticos do Júlio Pereira e At-Tambur que são a salvação para as minhas aulas ... e que recomendo ao pessoal da área ou não......

Este ano trouxe...



estes PAUS que os Pauliteiros de Miranda usam nas suas danças... (também chamados de Paulitos) estão em minha casa à espera de serem mostrados e utilizados, algures em Silvares, pelos miudos, em algo que ainda estamos para "inventar" (eheheh).
Silvares é uma terra muito rica, etnomusicologicamente falando, pelo que, os alunos estão sempre muito motivados para estas "musiquices".

Para além de um Rancho Folclórico que data de 1947 e com uma dança original - A dança da tranca, tem ainda, uma Banda Filarmonica com tradição na história das Bandas. Tem ainda um instrumento muito original, no seu uso enquanto instrumento musical, que reúne uma série de tocadores profissionais - Os seixos do rio. (Com grande pena minha, não encontro nada referente a esta tradição Silvarense, mas prometo aqui, que vou filmar os miudos a tocar e depois mostro - tenho lá verdadeiros especialistas pequenitos ;)

8 comentários:

Cor de Mel disse...

Olá Helena,
Que belíssimo "post" este. Adorei e fico então à espera de ver o filme dos teus meninos!!
Beijinhos,
Lia.

APO (Bem-Trapilho) disse...

ahahah quer dizer que a sôtora Képia vai por os alunos todos à paulada!!! :) ahahah

e por falar em Julio Pereira, conheces este cd dele para crianças? (http://bom-feeling.blogspot.com/2007/09/sons-do-faz-de-conta.html) é mto bom!

olha e quero agradecer tanto elogio, minha querida!!! deixas-me complectamente sem jeito!!!

e quero que saibas que já comecei a ler as histórinhas da tua pimpolha, algumas já tinha lido há muito tempo. e com o tempo vou lendo ok, até agora estou a gostar muito de uma em que ela fala de uma tartaruga e uma praia poluida. e há outra pequenina tb muito interessante, aquela da aventura da gotinha de água.
mas eu vou ler todas e depois mando-te um mail para combinarmos pormenores e discutir contigo as ideias que me surgirem.

bjokas gordas! :)

Porcelain Doll disse...

Eu tenho um sonho na vida...

Ser tua aluna...

E pensar que por um triz não fui...

:-) ;-)

Porcelain Doll disse...

Ah e... eheheh, já agora, posso estragar tudo? É só para dizer que não tenho paciência nenhuma para estes instrumentos tradicionais eheheheh, a minha onda são guitarras eléctricas e baterias!! Ahahahah! Ah, e violoncelos...

:-)))))

(Diz lá assim, a miúda hoje deve estar mas é parva, ainda lá vou e lhe dou um estalo, já me está a meter nervos, só a encher-me o blog de disparates!!)

:-DDD

Képia disse...

opá uma roqueira motoqueira punk gotica porcelana não pode gostar destas cenas... isto é pro pessoal de chilbaressssssss... e assim....

Képia disse...

ahahahahahaahahahahahahah....
não te esqueçassss que eu sou cota e os cotas curtem as cenas do património ahahaahahah

Képia disse...

até já gosto dos abba... "ao que tu (eu)chegaste minha belha carcaça"...

dancing queen lalalalalalalal!!!

Porcelain Doll disse...

Ehehehe olha que eu era bem novita e a minha favorita era mesmo Dancing Queen!! Ahahahah roqueira motoqueira punk gótica ahahahahah ouve... quem sabe um dia ahahaha!! Ainda tenho de aprimorar um pouco mais a minha identidade, sobretudo ver se tiro a poça da carta de mota que nunca mais arranjo dinheiro!!!

:-ZZZ